sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Céu Azul com nuvens


Céu Azul com nuvens é um título que, à partida, parece conter um paradoxo. Usada na metereologia, a expressão "céu azul" equivale a "céu limpo", isto é, com ausência de nuvens, enquanto que a presença de nuvens determina a utilização do adjectivo "nublado" e designa normalmente a iminência ou presença de más condições atmosféricas e, portanto, inconciliável com a primeira expressão.
Sabe-se, no entanto, que a linguagem humana pressupõe processos sensório-motores e abstractos de carácter geral e específico e que a fala individual confere singularidade à língua. O título é um desafio à sensibilidade, à criatividade e à evocação, que poderão ser traduzidas em linguagem literal ou metafórica. A metáfora ou processo metafórico é, afinal, um processo natural da linguagem humana em situação de uso.
Há nuvens negras, cinzentas, brancas e ígneas. E há sempre um ceu azul por detrás das nuvens e um sol que, a qualquer momento, quer sorrir.
Ilustra o título com exemplos de metáforas criadas por ti ou extraídas de textos, identificando os autores. Podes escolher poemas completos ou apenas fragmentos.
Aceita o desafio, "metaforizando"!